sábado, 3 de março de 2012

Filosofia de Desgin - Marvel Heroic Roleplay

Durante a gravação de um episódio do Vozes da Terceira Terra - http://www.terceiraterra.com/vtt/o-rpg-nacional/ , comentamos sobre o que seria o limite da originalidade na criação de um RPG. Concluímos, numa bela cagação de regra, que se você não pode ser processado então é original!

Bom, por que esse devaneio? Eventualmente chegarei lá....

Recentemente comprei o PDF do novo RPG da Marvel produzido pela Margareth Weis Productions, e devo dizer que o trabalho é primoroso. A primeira leitura é meio torta no começo, principalmente para quem nunca leu ou jogou nada de Cortex Plus (eu li o supernatural que é do Cortex Zero, e ainda assim a primeira leitura foi meio torta). É claro que a confusão inicial na leitura não é culpa dos designers, na segunda leitura do livro fica clara que eles fizeram, na verdade, um excelente trabalho de organização.

Agora tendo relido o livro e encaixado as peças das mecânicas do jogo, fica claro uma série de propósitos que os designers da MWP estavam buscando ao criarem o jogo. O que me surpreendi é que algumas mecânicas e filosofia de design são bem similares ao que pretendo chegar com o Poker RPG.

Vamos a elas.:

- Dano gera impacto (negativo) nas ações futuras: Nunca gostei de sistemas que não impusessem complicações ao personagem/jogador a medida que o mesmo perde pontos de vida. No caso do Marvel Heroic o "stress" sofrido por um personagem é transportado em forma de um upgrade no dice pool do oponente, e no caso do Poker RPG, o dano é covertido em perda de cartas na mão.

- Redefinir e influenciar o cenário - Em ambos os jogos existem mecanicas que permitem que o jogador gaste recursos (plot points ou chips) para "comprar" pequenas definições a alterações no cenário. É claro que sempre deve caber ao mestre permitir ou não, avaliando se aquilo que o jogador está pleiteando é plausível ou não.

- Alternar a descrição da cena conforme sucesso/fracasso na ação - Dividir a narração entre mestre e jogadores é algo que tanto o Poker RPG quanto o MRH (Marvel Heroic Roleplay) fazem. Isso é uma tendência de jogos de narrativa compartilhada, muito comum nos tais jogos "indy".

Creio que se fuçar mais encontrarei outras similaridades, não somente com o Marvel mas também como diversos outros RPG's. Não tem como fugir de se inspirar ou copiar algumas características de outros jogos uma vez que estamos bebendo sempre da mesma fonte.

O que me deixa satisfeito com essa análise é que existem jogos no mercado que adotaram a mesma filosofia de game design que estou buscando descrever. O Marvel já é um sucesso, espero que quando o Poker RPG sair as pessoas consigam encontrar a mesma diversão para mestrar e jogar que eu tenho visto que o MHR conseguiu altingir.

Até a próxima

Um comentário:

  1. fala mano, beleza? Eu nao achei seu email no blog entao resolvi comentar por aqui. Eu fiz uma adaptacao de rolagem para o RPG de dados para o poker... sem ao menos saber da existencia do seu blog. Podemos trocar ideias para melhorar isso ai??? Abracos. Veja minha pagina ;) rpgpoker.blogspot.com.br

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