sábado, 6 de agosto de 2011

Atributos

Olá.

Outro dia me perguntaram: "Crooks vai ser um RPG normal?"

A princípio é um pergunta simples e a resposta poderia ser um básico "SIM/NÃO". Entretanto a pegadinha está em definir o termo NORMAL.

Creio que fato de abdicar do uso de poliedros de platão (dados) em detrimento de cartas de baralho e mecânicas de poker já classificaria Crooks como um RPG anormal para uns e um RPG herege para outros tantos. Mas sabendo que quem fez a pergunta já conhece esses fatos entendo que ela se referia a outros elementos do RPG, e minha resposta foi: "Sim, Crooks será um RPG normal, com níveis, atributos, skills, armas, dano, hit point, etc." É claro que o jogo não se resume a substituir os dados por cartas, existem sim mecânicas e narrativas específicas e fundamentais para o jogo, porém em termos de ficha e criação de personagem seria possível fazer alguns paralelos com os PC's de DnD, Vampire, etc.

Hoje quero destacar o aspecto dos atributos. São quatro, e cada um representado por um dos naipes do baralho.

Destreza: Espadas
Vigor: Paus
Intelecto: Ouros
Carisma: Copas

Comparando com DnD por exemplo, que tem 6 atributos, fiz as seguintes adaptações/simplificações. Constituição e Força compõem os principais aspectos de Vigor, e Sabedoria (que sempre foi um atributo meio etéreo para mim) foi "divido" entre Carisma e Intelecto.

Os atributos não serão rolados, terão pontos atribuídos na criação do personagem. Desta forma "ser bom" em um dos atributos define um arquétipo básico de personagem. Por exemplo o personagem com Vigor alto assume o papel do "Brigador" do grupo, com Destreza alta é o "Gatuno/infiltrador", etc. Assim o jogo fica interessante com cada jogador assumindo um personagem com foco em um dos atributos.

Peguemos como exemplo o Esquadrão Classe A:

Coronel Hannibal: Atributo principal Intelecto
Tenente Cara de Pau: Atributo Principal Carisma
B.A.: Atributo principal Vigor
Capitão Murdock: Atributo principal Destreza

Em um próximo post, abordarei as Perícias/Skills e como estas interagem com os atributos.

Não se esqueçam: O Fast Play vem aí!

F.

2 comentários:

  1. Tu já considerou em vez de usar atributos (que é algo que a maioria dos rpgs faz), alterar isso para alguma coisa diferente, como estilos ou formas de jogar poker?
    Algo como um 'estilo agressivo', 'estilo suave', 'estilo defensivo', etc.?

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  2. Não pensei nisso não.
    Optei por manter uma estrutura "similar" ao DnD, Vampire, SIF, SW onde temos atributos/skills. A ideia inicial até pensei em que tudo se resolve-se jogando uma "mão de poker", mas ai como é um a ficha do personagem perde sentido.
    Gosto da separação de "classes", e precisei dar uma agilizada para os "combates" não duararem horas. Mas se quiser detalhar melhor sua ideia, o processo de desenvolvimento ainda está aberto

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