segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pesamento: Recuperação de Pontos de Vida

Olá,

Para mim uma das grandes ancoras de verosimilhança para um jogo de RPG está no risco de mortalidade dos personagens. Um pequeno deslize em termos de design (4e cof cof) e os PC's podem ficar semi-deus ou se o erro for para o outro lado todos podem agir como verdadeiros borra-botas.

Creio que todo RPG não quer ficar muito proximo aos extremos pois isso tornaria a experiência de jogar muito ruim tanto para mestres como jogadores. É claro que quando falamos de fantasia medieval é mais fácil lidar com isso pois temos o recurso de "magias clericais" para remendar os PC's entre um combate e outro, mas quando o jogo não tem esse recurso é preciso encontrar alguma alternativa.

Em Crooks, pretendo usar 3 níveis de "healing"
- Descanso
- Primeiros socorros
- Tratamento prolongado

Sem entrar no mérito numérico da sistemática, ai vão breves explicações
- Descanso: Acontece automaticamente após cada cena de ação e remove apenas alguns pontos de dano
- Primeiros socorros: pode ocorrer após cada cena de ação, desde que os personagens tenham tempo e condições favoráveis. Faz com que o PC recupere 1 carta na mão que tenha acabado de perder.
- Tratamento prolongado: Recupera todo o dano, porém demanda tempo e atenção especial. Deve ser usado entre uma "missão" e outra.

São 3 mecânicas distintas com o seu devido lugar no jogo e que permitem que o jogadores atuem em uma confortável zona de equilibrio entre ação/risco/emoção.

Mais detalhes em breve no fast play

F.

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