Olá,
Para mim uma das grandes ancoras de verosimilhança para um jogo de RPG está no risco de mortalidade dos personagens. Um pequeno deslize em termos de design (4e cof cof) e os PC's podem ficar semi-deus ou se o erro for para o outro lado todos podem agir como verdadeiros borra-botas.
Creio que todo RPG não quer ficar muito proximo aos extremos pois isso tornaria a experiência de jogar muito ruim tanto para mestres como jogadores. É claro que quando falamos de fantasia medieval é mais fácil lidar com isso pois temos o recurso de "magias clericais" para remendar os PC's entre um combate e outro, mas quando o jogo não tem esse recurso é preciso encontrar alguma alternativa.
Em Crooks, pretendo usar 3 níveis de "healing"
- Descanso
- Primeiros socorros
- Tratamento prolongado
Sem entrar no mérito numérico da sistemática, ai vão breves explicações
- Descanso: Acontece automaticamente após cada cena de ação e remove apenas alguns pontos de dano
- Primeiros socorros: pode ocorrer após cada cena de ação, desde que os personagens tenham tempo e condições favoráveis. Faz com que o PC recupere 1 carta na mão que tenha acabado de perder.
- Tratamento prolongado: Recupera todo o dano, porém demanda tempo e atenção especial. Deve ser usado entre uma "missão" e outra.
São 3 mecânicas distintas com o seu devido lugar no jogo e que permitem que o jogadores atuem em uma confortável zona de equilibrio entre ação/risco/emoção.
Mais detalhes em breve no fast play
F.
Nenhum comentário:
Postar um comentário